Zâmbia

As abundantes belezas naturais da Zâmbia variam entre as exuberantes selvas repletas de animais silvestres até os lagos e cachoeiras. A Zâmbia é considerada um dos países mais seguros para se visitar do planeta, o que faz dela uma ótima opção de safári para famílias, amigos e, até mesmo, para pessoas viajando sozinhas.

Por favor, pergunte aqui por nossos pacotes completos e preços promocionais.

zambia-canoe-elephant

Este país acolhedor tem as maiores fontes de água de todo o sul da África, com cinco lagos imensos e inúmeros rios. O resultado é um cenário com selvas exuberantes e grande concentração de fauna silvestre. Zâmbia tem 17 cachoeiras magníficas, como, por exemplo, a espetacular Victoria Falls. O país também compartilha com Zimbábue grande parte da extensão do rio Zambeze e do lago Kariba. Os imensos recursos hídricos naturais da Zâmbia são excelentes para a pesca do peixe-tigre africano, a pesca com mosca, safáris em canoas, passar férias em barcos-casas, fazer rafting em águas cristalinas, andar de caiaque, praticar bungee jump e surfar no rio.

Pacotes

Lodges de safári na Zâmbia

Há inúmeros lugares maravilhosos para se hospedar na Zâmbia. Aqui registramos algumas recomendações.

Lusaka, capita da Zâmbia, representa uma autêntica cidade africana, onde tanto o tradicional quanto o moderno – evidenciado nos prédios altos – podem ser encontrados. Lusaka não é uma grande atração turística, mas é daqui que, geralmente, os turistas partem para a zona rural africana com sua natureza preservada. No entanto, a cidade tem ótimas feiras de artesanato e de arte africana. A vida noturna é boa, oferecendo muitos clubes e pubs onde os turistas podem molhar a garganta. Não é a pior cidade do mundo para curtir as férias, mas as principais atrações, sem sombras de dúvida, são os parques naturais, alguns dos melhores do continente.

zambia-victoria-falls

Se estiver se perguntando por que a natureza da Zâmbia é considerada uma das mais intactas da África, dê uma olhada nesse dado impressionante: 30% do território do país é destinado para reservas e parques naturais. A Zâmbia tem 20 parques nacionais e 34 reservas naturais, incluindo, entre eles, o parque nacional South Luangwa, o Kafue e o Lower Zambeze, elencados entre os melhores parques do mundo.

Rovos Rail-vic-falls-1993

A Victoria Fallsassim chamada em homenagem à rainha da Inglaterra, quando da sua descoberta por David Livingstone, em 1855 –  foi descrita pela tribo Kololo, que vivia na região nos anos 1800, como “a fumaça trovejante” ou, como é conhecida pela língua de Tonga, “Mosi-oa-Tunya”. As cataratas, consideradas as maiores do mundo em volume de água, têm quase o dobro da altura das cataratas do Niágara, com quedas-d’água de até 108 metros no ponto central. Uma das vantagens de visitá-las pelo lado zambiano é o acesso para a Devil’s Pools – uma pequena área onde os visitantes podem nadar bem perto das quedas d’água.

Zâmbia também tem mais outras 17 quedas d’água espalhadas pelo país. As províncias do norte são bastante remotas, com o comércio pouco desenvolvido. As estradas que levam às cataratas não são asfaltadas, oferecendo aos turistas uma verdadeira aventura que começa logo no caminho. Os moradores dos vilarejos locais são sempre muito prestativos, dispostos a explicar aos turistas estrangeiros por que as quedas d’água são sagradas para eles. A única forma de verdadeiramente explorá-las é alugando um carro off-road. Para isso, é preciso ter certeza de que saber ler mapas, pois o GPS nem sempre terá recepção via satélite.

A Zâmbia pode não ter acesso ao mar, mas o que não falta a esse país são recursos hídricos. O lindo lago Tanganica é o mais extenso do mundo, e os lagos  Kariba e Mweru são destinos turísticos fantásticos, oferecendo vários tipos de experiências. No primeiro, é possível pescar, andar de barco e fazer diversos esportes aquáticos, enquanto o segundo tem um cenário belíssimo, com vilarejos rurais salpicados de casinhas coloridas e aves aquáticas.

zambia-lake-kariba

Três grandes rios correm pela Zâmbia. Dois deles, os rios Kafue e Luangwa, formam as fontes de águas primárias dos parques nacionais Kafue e Luangwa. Os rios da Zâmbia são repletos de vida selvagem, com hipopótamos, crocodilos, aves e muitos outros animais que se aglomeram ao redor deles para beber água.

O terceiro e mais famoso rio da Zâmbia é o Zambeze, com a quarto maior rede hidrográfica do continente. Atravessando seis países, o rio tem uma enorme riqueza natural, o que faz dele uma linda atração que vale a pena conhecer. Esportes aquáticos, passeios de barco e pescaria são algumas das atividades que podem ser feitas no Zambeze.

zambia-zebra

Os turistas em busca de uma experiência na natureza em lugar remoto e mais rudimentar deveriam passar alguns dias no South Luangwa National Park, um dos muitos parques nacionais da Zâmbia e, por ser repleto de fauna silvestre e amplamente preservado, é o mais popular deles. Partindo de Lusaka, você pode chegar a ele em poucas horas de voo ou em 10 horas de carro.

A Zâmbia oferece inúmeras maneiras de vivenciar a vida silvestre, como, por exemplo, nos tradicionais safáris em veículos 4×4, a pé, a bordo de canoas, em barcos-casas e em mokoros. Uma verdadeira e única experiência de safári.

zambia-south-luangwa

Quando visitar?

A Zâmbia tem clima subtropical, com estações secas e úmidas em vez de verão ou inverno. A estação seca vai de maio a outubro. Setembro e outubro podem fazer bastante calor na Zâmbia, mas é também um ótimo período para avistar os animais aglomerados ao redor das fontes d’água.

A época das chuvas ocorre em dezembro, janeiro, fevereiro e março. As regiões mais ao leste e as áreas de altitude geralmente recebem mais chuvas do que as do oeste e as planícies. A época do ano quando as inúmeras estradas não asfaltadas ficam interditadas devido às chuvas intensas é conhecida como a “Estação da Esmeralda” (Emerald Season).

O melhor período para visitar a Zâmbia para passar as férias nas Victoria Falls é no fim da estação chuvosa (março-maio), quando o rio Zambezi está no seu maior nível. As quedas d’água caem de maneira espetacular, então se prepare para levar um banho com as refrescantes gotículas de água.

zambia-linyanti-wildlife

price-guarantee2

Porque viajar com a Africa do Sul Viagens?

A Africa do Sul Viagens é uma operadora de turismo que organiza viagens para a África do Sul.
  • Falamos Português
  • Serviço Pessoal
  • Clientes Satisfeitos
  • Viagens a Preços Acessíveis
  • Conhecimento Local

Preferidos

Zâmbia - Imagens

Mapa

Buscar direções

Best time to go:All year round
We recommend the dry season which runs from May to October for best game viewing

Pergunte agora

Nossos parceiros de Safari